• Autismo, Superdotação e Dupla Excepcionalidade

Sinopse

Prefácio realizado pelo Doutor Daniel Peters.
Psicólogo americano, cofundador e Diretor-Executivo do Summit Center nos Estados Unidos.

ESTA OBRA CONTÉM ARTIGOS ESCRITOS EM PORTUGUÊS E INGLÊS.
Este livro, escrito em duas línguas, mostra a professores, psicólogos, pais, entre outros profissionais, múltiplos olhares sobre a dupla excepcionalidade. A sua leitura permite compreender o que é  ter uma capacidade intelectual ou criativa excepcional e uma deficiência coexistente, e derrubar as ideias erróneas sobre esta temática, compreender a importância da avaliação e da intervenção e,  acima de tudo, proporcionar novos horizontes para quem tem esta condição.

Professora Sara Bahia
Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa

Ficha técnica
Autor(es): Fernanda Hellen Ribeiro Piske e Kristina Henry Collins
Número de páginas: 210
Publicado em: 27/08/2021
Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

Autor(es) Organizadoras
FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Realizou parte de seu Doutorado no Instituto “Gifted Education  Research and Resource Institute (GERI)”, na Purdue University, West Lafayette, Indiana, Estados Unidos, com enfoque na área da Criatividade no ensino de estudantes superdotados. Mestre em Educação  pela UFPR. Orcid ID: https://orcid.org/0000- 0002-1516-6455.

KRISTINA HENRY COLLINS
She is faculty for Talent Development at Texas State University. She earned a Ph.D. in educational psychology and Ed.S. in gifted and creative education from the University of Georgia. She serves  as a board member for Supporting Emotional Needs of the Gifted (President), National Association for Gifted Children, and Texas Gifted Education Family Network. Dr. Collins is a recipient for the  2020 Bridges 2e Education “Person to Watch” award. Orcid ID: https://orcid.org/0000- 0001-8983-0104.

Sumário
AUTISM AND GIFTEDNESS: THE IMPORTANCE OF TEACHER TRAINING TO MEET TWICE-EXCEPTIONAL STUDENTS - Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Kristina Henry Collins, p. 25

OS AUTISTAS E SUAS ‘ILHAS DE COMPETÊNCIA’: ÍNDICE DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO? - Paula Pimenta, p. 37

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO E SUPERDOTAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA SOBRE ESTA DUPLA CONDIÇÃO - Verônica Lima dos Reis / Vera Lucia Messias Fialho Capellini, p. 53

DUPLA EXCEPCIONALIDADE: UM ESTUDO DE CASO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ADULTO - Tatiana de Cassia Nakano / Allan Waki de Oliveira, p. 71
 
AS DIFERENTES FORMAS DE COMPREENSÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - Thiciane Pieczarka / Tania Stoltz, p. 85

DIAGNOSTIC CHALLENGES IN WORKING WITH THE TWICE EXCEPTIONAL STUDENT - Steven I. Pfeiffer / Renata Muniz Prado, p. 97

O DESAFIO DA DUPLA EXCEPCIONALIDADE NA ESCOLA - Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Angelica Piovesan, p. 111

RECONHECIMENTO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DUPLA CONDIÇÃO: PROBLEMATIZAÇÕES NO CAMPO EDUCACIONAL - Leticia Fleig Dal Forno / Tatiane Negrini, p. 125

DUPLA EXCEPCIONALIDADE: PRINCIPAIS CONCEITOS E ASSOCIAÇÕES - Rauni Jandé Roama-Alves / Tatiana de Cassia Nakano, p. 137

A DUPLA EXCEPCIONALIDADE NO BRASIL: O QUE SABEMOS? - Aline Galassi Castilho / Daniela Rezende Vilarinho-Pereira, p. 147

DUPLA EXCEPCIONALIDADE E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CENÁRIO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: DO EMBATE À COLABORAÇÃO - Ana Carolina Lopes Venâncio / Paula Maria Ferreira de Faria / Denise de Camargo, p.  163

DUPLA EXCEPCIONALIDADE - UM RELATO DE ATENDIMENTO NO CURSO DE VERÃO PARA ALUNOS SUPERDOTADOS - Fernanda Serpa Cardoso / Sonia Regina Alves Nogueira / Luísa Cardoso Mendes, p. 173

LEGISLAÇÃO E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ATENDIMENTO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO E OU COM A DUPLA EXCEPCIONALIDADE - Claudia Hakim, p. 185

SOBRE OS AUTORES, p. 197

Índice alfabético
A
A dupla excepcionalidade no Brasil: o que sabemos? Aline Galassi Castilho / Daniela Rezende Vilarinho-Pereira, p. 147
Adulto. Dupla excepcionalidade: um estudo de caso de transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação em adulto. Tatiana de Cassia Nakano / Allan Waki de Oliveira, p. 71
Aline Galassi Castilho. A dupla excepcionalidade no Brasil: o que sabemos? Aline Galassi Castilho / Daniela Rezende Vilarinho-Pereira, p. 147
Allan Waki de Oliveira. Dupla excepcionalidade: um estudo de caso de transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação em adulto. Tatiana de Cassia Nakano / Allan Waki de Oliveira, p. 71
Altas habilidades. Dupla excepcionalidade: um estudo de caso de transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação em adulto. Tatiana de Cassia Nakano / Allan Waki de Oliveira, p. 71
Altas habilidades. Legislação e estratégias pedagógicas para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação e ou com a dupla excepcionalidade. Claudia Hakim, p. 185
Altas habilidades. Os autistas e suas ‘ilhas de competência’: índice de altas habilidades/superdotação? Paula Pimenta, p. 37
Ana Carolina Lopes Venâncio. Dupla excepcionalidade e a relação família-escola no cenário brasileiro contemporâneo: do embate à colaboração. Ana Carolina Lopes Venâncio / Paula Maria Ferreira de  Faria / Denise de Camargo, p. 163
Angelica Piovesan. O desafio da dupla excepcionalidade na escola. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Angelica Piovesan, p. 111
As diferentes formas de compreensão do transtorno do espectro autista. Thiciane Pieczarka / Tania Stoltz, p. 85
Associação. Dupla excepcionalidade: principais conceitos e associações. Rauni Jandé Roama-Alves / Tatiana de Cassia Nakano, p. 137
Autism and giftedness: the importance of teacher training to meet twice-exceptional students. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Kristina Henry Collins, p. 25
Autismo. As diferentes formas de compreensão do transtorno do espectro autista. Thiciane Pieczarka / Tania Stoltz, p. 85
Autismo. Dupla excepcionalidade: um estudo de caso de transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação em adulto. Tatiana de Cassia Nakano / Allan Waki de Oliveira, p. 71
Autismo. Transtorno do espectro do autismo e superdotação: uma revisão integrativa da literatura sobre esta dupla condição. Verônica Lima dos Reis / Vera Lucia Messias Fialho Capellini, p. 53
Autistas e suas ‘ilhas de competência’: índice de altas habilidades/superdotação? Paula Pimenta, p. 37
Autores. Sobre os autores, p. 197

C
Claudia Hakim. Legislação e estratégias pedagógicas para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação e ou com a dupla excepcionalidade, p. 185
Colaboração. Dupla excepcionalidade e a relação família-escola no cenário brasileiro contemporâneo: do embate à colaboração. Ana Carolina Lopes Venâncio / Paula Maria Ferreira de Faria / Denise de  Camargo, p. 163
Conceito. Dupla excepcionalidade: principais conceitos e associações. Rauni Jandé Roama-Alves / Tatiana de Cassia Nakano, p. 137

D
Daniela Rezende Vilarinho-Pereira. A dupla excepcionalidade no Brasil: o que sabemos? Aline Galassi Castilho / Daniela Rezende Vilarinho-Pereira, p. 147
Denise de Camargo. Dupla excepcionalidade e a relação família-escola no cenário brasileiro contemporâneo: do embate à colaboração. Ana Carolina Lopes Venâncio / Paula Maria Ferreira de Faria /  Denise de Camargo, p. 163
Desafio da dupla excepcionalidade na escola. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Angelica Piovesan, p. 111
Diagnostic challenges in working with the twice exceptional student. Steven I. Pfeiffer / Renata Muniz Prado, p. 97
Diferentes formas de compreensão do transtorno do espectro autista. Thiciane Pieczarka / Tania Stoltz, p. 85
Dupla condição. Reconhecimento e inclusão de estudantes com dupla condição: problematizações no campo educacional. Leticia Fleig Dal Forno / Tatiane Negrini, p. 125
Dupla condição. Transtorno do espectro do autismo e superdotação: uma revisão integrativa da literatura sobre esta dupla condição. Verônica Lima dos Reis / Vera Lucia Messias Fialho Capellini, p.  53
Dupla excepcionalidade e a relação família-escola no cenário brasileiro contemporâneo: do embate à colaboração. Ana Carolina Lopes Venâncio / Paula Maria Ferreira de Faria / Denise de Camargo, p. 163
Dupla excepcionalidade no Brasil: o que sabemos? Aline Galassi Castilho / Daniela Rezende Vilarinho-Pereira, p. 147
Dupla excepcionalidade. Legislação e estratégias pedagógicas para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação e ou com a dupla excepcionalidade. Claudia Hakim, p. 185
Dupla excepcionalidade. O desafio da dupla excepcionalidade na escola. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Angelica Piovesan, p. 111
Dupla excepcionalidade. Um relato de atendimento no curso de verão para alunos superdotados. Fernanda Serpa Cardoso / Sonia Regina Alves Nogueira / Luísa Cardoso Mendes, p. 173
Dupla excepcionalidade: principais conceitos e associações. Rauni Jandé Roama-Alves / Tatiana de Cassia Nakano, p. 137
Dupla excepcionalidade: um estudo de caso de transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação em adulto. Tatiana de Cassia Nakano / Allan Waki de Oliveira, p. 71

E
Educação. Reconhecimento e inclusão de estudantes com dupla condição: problematizações no campo educacional. Leticia Fleig Dal Forno / Tatiane Negrini, p. 125
Ensino. O desafio da dupla excepcionalidade na escola. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Angelica Piovesan, p. 111
Ensino. Reconhecimento e inclusão de estudantes com dupla condição: problematizações no campo educacional. Leticia Fleig Dal Forno / Tatiane Negrini, p. 125
Escola. Dupla excepcionalidade e a relação família-escola no cenário brasi-leiro contemporâneo: do embate à colaboração. Ana Carolina Lopes Venâncio / Paula Maria Ferreira de Faria / Denise de  Camargo, p. 163
Estratégia pedagógica. Legislação e estratégias pedagógicas para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação e ou com a dupla excepcionalidade. Claudia Hakim, p. 185
Estudante. Reconhecimento e inclusão de estudantes com dupla condição: problematizações no campo educacional. Leticia Fleig Dal Forno / Tatiane Negrini, p. 125
Excepcionalidade. Dupla excepcionalidade: principais conceitos e associações. Rauni Jandé Roama-Alves / Tatiana de Cassia Nakano, p. 137
Excepcionalidade. Dupla excepcionalidade: um estudo de caso de transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação em adulto. Tatiana de Cassia Nakano / Allan Waki de Oliveira, p. 71

F
Família. Dupla excepcionalidade e a relação família-escola no cenário brasileiro contemporâneo: do embate à colaboração. Ana Carolina Lopes Venâncio / Paula Maria Ferreira de Faria / Denise de Camargo, p. 163
Fernanda Hellen Ribeiro Piske. Autism and giftedness: the importance of teacher training to meet twice-exceptional students. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Kristina Henry Collins, p. 25
Fernanda Hellen Ribeiro Piske. O desafio da dupla excepcionalidade na escola. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Angelica Piovesan, p. 111
Fernanda Serpa Cardoso. Dupla excepcionalidade. Um relato de atendimento no curso de verão para alunos superdotados. Fernanda Serpa Cardoso / Sonia Regina Alves Nogueira / Luísa Cardoso Mendes, p. 173

I
Inclusão. Reconhecimento e inclusão de estudantes com dupla condição: problematizações no campo educacional. Leticia Fleig Dal Forno / Tatiane Negrini, p. 125

K
Kristina Henry Collins. Autism and giftedness: the importance of teacher training to meet twice-exceptional students. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Kristina Henry Collins, p. 25

L
Legislação e estratégias pedagógicas para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação e ou com a dupla excepcionalidade. Claudia Hakim, p. 185
Leticia Fleig Dal Forno. Reconhecimento e inclusão de estudantes com dupla condição: problematizações no campo educacional. Leticia Fleig Dal Forno / Tatiane Negrini, p. 125
Luísa Cardoso Mendes. Dupla excepcionalidade. Um relato de atendimento no curso de verão para alunos superdotados. Fernanda Serpa Cardoso / Sonia Regina Alves Nogueira / Luísa Cardoso Mendes, p. 173

O
O desafio da dupla excepcionalidade na escola. Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Angelica Piovesan, p. 111
Os autistas e suas ‘ilhas de competência’: índice de altas habilidades/superdotação? Paula Pimenta, p. 37

P
Paula Maria Ferreira de Faria. Dupla excepcionalidade e a relação família-escola no cenário brasileiro contemporâneo: do embate à colaboração. Ana Carolina Lopes Venâncio / Paula Maria Ferreira de Faria / Denise de Camargo, p. 163
Paula Pimenta. Os autistas e suas ‘ilhas de competência’: índice de altas habilidades/superdotação?, p. 37

R
Rauni Jandé Roama-Alves. Dupla excepcionalidade: principais conceitos e associações. Rauni Jandé Roama-Alves / Tatiana de Cassia Nakano, p. 137
Reconhecimento e inclusão de estudantes com dupla condição: problematizações no campo educacional. Leticia Fleig Dal Forno / Tatiane Negrini, p. 125
Relação família-escola. Dupla excepcionalidade e a relação família-escola no cenário brasileiro contemporâneo: do embate à colaboração. Ana Carolina Lopes Venâncio / Paula Maria Ferreira de Faria / Denise de Camargo, p. 163
Renata Muniz Prado. Diagnostic challenges in working with the twice exceptional student. Steven I. Pfeiffer / Renata Muniz Prado, p. 97

S
Sobre os autores, p. 197
Sonia Regina Alves Nogueira. Dupla excepcionalidade. Um relato de atendimento no curso de verão para alunos superdotados. Fernanda Serpa Cardoso / Sonia Regina Alves Nogueira / Luísa Cardoso Mendes, p. 173
Steven I. Pfeiffer. Diagnostic challenges in working with the twice exceptional student. Steven I. Pfeiffer / Renata Muniz Prado, p. 97
Superdotação. Dupla excepcionalidade. Um relato de atendimento no curso de verão para alunos superdotados. Fernanda Serpa Cardoso / Sonia Regina Alves Nogueira / Luísa Cardoso Mendes, p. 173
Superdotação. Dupla excepcionalidade: um estudo de caso de transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação em adulto. Tatiana de Cassia Nakano / Allan Waki de Oliveira, p. 71
Superdotação. Legislação e estratégias pedagógicas para o atendimento de estudantes com altas habilidades ou superdotação e ou com a dupla excepcionalidade. Claudia Hakim, p. 185
Superdotação. Os autistas e suas ‘ilhas de competência’: índice de altas habilidades/superdotação? Paula Pimenta, p. 37
Superdotação. Transtorno do espectro do autismo e superdotação: uma revisão integrativa da literatura sobre esta dupla condição. Verônica Lima dos Reis / Vera Lucia Messias Fialho Capellini, p. 53

T
Tania Stoltz. As diferentes formas de compreensão do transtorno do espectro autista. Thiciane Pieczarka / Tania Stoltz, p. 85
Tatiana de Cassia Nakano. Dupla excepcionalidade: um estudo de caso de transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação em adulto. Tatiana de Cassia Nakano / Allan Waki de Oliveira, p. 71
Tatiana de Cassia Nakano. Rauni Jandé Roama-Alves. Dupla excepcionalidade: principais conceitos e associações. Rauni Jandé Roama-Alves / Tatiana de Cassia Nakano, p. 137
Tatiane Negrini. Reconhecimento e inclusão de estudantes com dupla condição: problematizações no campo educacional. Leticia Fleig Dal Forno / Tatiane Negrini, p. 125
Thiciane Pieczarka. As diferentes formas de compreensão do transtorno do espectro autista. Thiciane Pieczarka / Tania Stoltz, p. 85
Transtorno do espectro do autismo e superdotação: uma revisão integrativa da literatura sobre esta dupla condição. Verônica Lima dos Reis / Vera Lucia Messias Fialho Capellini, p. 53

V
Vera Lucia Messias Fialho Capellini. Transtorno do espectro do autismo e superdotação: uma revisão integrativa da literatura sobre esta dupla condição. Verônica Lima dos Reis / Vera Lucia Messias Fialho Capellini, p. 53
Verônica Lima dos Reis. Transtorno do espectro do autismo e superdotação: uma revisão integrativa da literatura sobre esta dupla condição. Verônica Lima dos Reis / Vera Lucia Messias Fialho Capellini, p. 53



Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Autismo, Superdotação e Dupla Excepcionalidade

  • Marca: JURUÁ EDITORA
  • Modelo: 9786556057408
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 99,70


Produtos relacionados

Autismo : Avaliação psicológica e neuropsicológica

Autismo : Avaliação psicológica e neuropsicológica

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITO Autores: Cleonice Alves Bosa e Maria Cristina T. V. Teixeira (Orgs..

R$ 169,40

PROTEA-R - Sistema de Avaliação da Suspeita de Transtorno do Espectro Autista - Coleção

PROTEA-R - Sistema de Avaliação da Suspeita de Transtorno do Espectro Autista - Coleção

O Sistema está dividido em três eixos: (1) Entrevista de anamnese; (2) Protocolo de Avaliação Compor..

R$ 380,00

Atenção Interdisciplinar ao Autismo

Atenção Interdisciplinar ao Autismo

Atenção Interdisciplinar ao Autismo O livro “Atenção Interdisciplinar ao Autismo”, organizado pelas ..

R$ 173,00

Leve pra quem? Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte

Leve pra quem? Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte

O autismo nível 1 de suporte é leve para quem? As dificuldades sociais e comunicacionais no autismo ..

R$ 189,00

Dupla excepcionalidade: Altas habilidades / Superdotação

Dupla excepcionalidade: Altas habilidades / Superdotação

Dupla excepcionalidade: Altas habilidades / Superdotação nos transtornos neuropsiquiátricos e defici..

R$ 231,00

SRS-2 - Escala de Responsividade Social - Coleção

SRS-2 - Escala de Responsividade Social - Coleção

Material não restrito a psicólogos Descrição A SRS-2 é uma escala destinada a mensurar sintomas asso..

R$ 474,32

Etiquetas: Autismo, superdotação, dupla, excepcionalidade, Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Kristina Henry Collins, 9786556057408, JURUÁ EDITORA