• Manual do Inventário Portage Operacionalizado - Avaliação do Desenvolvimento de Crianças de 0-6 Anos

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O livro em questão baseou-se na tese de Doutorado de Lúcia defendida na USP, em 1983, que realizou estudo experimental para demonstrar que mães de crianças com deficiência poderiam ser orientadas em treino domiciliar, de forma a acelerar o desenvolvimento dos filhos (na ocasião, Ana Lúcia R. Aiello atuou como assistente de pesquisa). A intervenção baseou-se no Guia Portage de Educação Pré-escolar desenvolvido nos Estados Unidos, na cidade de Portage, Wisconsin, cujos autores originais foram Bluma, Shearer, Frohman & Hilliard, 1978.

O Guia Portage consiste em uma listagem de 580 comportamentos de crianças de 0 a 6 anos para as áreas de Desenvolvimento Motor, Linguagem, Cognição, Socialização, Autocuidados e uma área específica para bebês de 0-4 meses denominada de Estimulação Infantil.

O Inventário Portage (IPO) era utilizado até então apenas para o ensino dessas habilidades. Nossa contribuição foi transformá-lo em um instrumento de avaliação para detectar em que etapa a criança se encontra e planejar as devidas intervenções necessárias. Para fazer isso, revimos todas as escalas de Desenvolvimento existentes e a literatura infantil e propusemos, para cada um dos 580 comportamentos listados, 4 componentes: a) a Definição do comportamento esperado; b) as Condições que o avaliador dever propor (ex. que instruções dar); c) o Material necessário (brinquedos etc.); e d) Critério de exigência para considerar o comportamento como tendo sido alcançado, possibilitando assim uma avaliação fidedigna do desenvolvimento infantil.

Tal instrumento denominado Inventário Portage Operacionalizado (IPO) é amplamente utilizado no Brasil. Por exemplo, em tal revisão analisamos 42 estudos publicados em revistas científicas brasileiras (sem levar em conta teses, dissertações, capítulos de livros etc.) envolvendo 1.000 crianças com 19 síndromes diferentes e 7 condições de risco distintas (como, por exemplo, viver em condições de pobreza, contaminação por chumbo, mães adolescentes etc.). Adicionalmente, constatamos que tais estudos foram realizados do Norte ao Sul do Brasil, por profissionais e pesquisadores diferenciados de áreas como Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Especial, Fonoaudiologia.

LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE WILLIAMS
Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Toronto, Canadá. Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Psicologia pela Universidade de Manitoba, Canadá. Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Profes­sora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Fundadora do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência – LAPREV, que faz pesquisa, ensino e extensão sobre o enfrentamento e prevenção da violência, intrafamiliar e a violência na escola. Supervisiona alunos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Pesquisadora do CNPq (nível 1-A). Autora de diversos livros e artigos científicos, tendo recebido premiações nacionais e internacionais (as mais pertinentes: Práticas Exemplares numa Perspectiva de Gênero e Etnia em Saúde, da Organização Panamericana de Saúde – OPAS/ OMS e Prevenção do Abuso Infantil da Women´s World Summit Foundation em Genebra, am­bos em 2009). Ministrou curso como professora visitante na Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Mar Del Plata (2010) e Universidade Nacional de Córdoba (2012), ambas na Argentina. Proferiu diversas palestras internacionais: na sede da International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect – ISPCAN, em Chicago, 2008, na sede da American Psychological Association em Washington, em 2009 e no Departamento de Psicologia da Southern Methotodist University – SMU, em Dallas (2013). Tem diversas parcerias internacionais, como por exemplo com a American Psychological Association – APA, para validação no Brasil do programa ACT de treinamento de pais. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2009-2013). Foi Professora Visitante (Visiting Fellow) em Sidney Sussex College, Universidade de Cambridge, Inglaterra (janeiro-março de 2015). Eleita para o Conselho da International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect – ISPCAN, gestão 2016-2022.

ANA LÚCIA ROSSITO AIELLO
Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Graduação em Formação de Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, autismo, família, mães com deficiência intelectual e intervenção precoce.

PARTE I
1 Intervenção precoce: breves considerações
2 O que é o Guia Portage de Educação Pré-Escolar e por que operacionalizá-lo
A) Procedimento de treino domiciliar
B) Planejamento curricular
C) Programa Portage de avaliação e treinamento de pais
D) Por que operacionalizá-lo?
3 Por que publicar a operacionalização do Inventário Portage
 
PARTE II
4 Sobre a relevância do envolvimento da família nos programas de intervenção precoce
5 O estudo original realizado com o IPO
A) Objetivos do estudo
B) Participantes
C) Procedimento
D) Delineamento experimental
E) Instrumentos de medida
F) Resultados e discussão
G) Algumas considerações
6 Alertas para o uso adequado do Inventário Portage Operacionalizado
A) Completar o inventário comportamental incorretamente
B) Ensinar se apoiando apenas nos materiais e nas atividades sugeridas
C) Seguir o inventário comportamental muito rigidamente
D) Prescrever objetivos somente para as habilidades das áreas deficitárias
E) Evitar identificar habilidades nas áreas deficitárias
F) Limitar os comportamentos alvo a habilidades em que o professor se sente seguro em ensinar
G) Usar um inventário inadequado para a criança em questão
H) Avaliar e sequenciar habilidades corretamente, mas ensinar uma habilidade "ad infinitum"
I) Colocar ênfase indevidamente em habilidades comumente classificadas como prontidão para a alfabetização
J) Fracassar em planejar generalização e manutenção
K) Cuidados adicionais para a utilização correta do Inventário Portage Operacionalizado
Apêndice II.A Entrevista Preliminar com a Família
Apêndice II.B Roteiro para Sistematizar Prioridades de Treino
Apêndice II.C Modelo Fictício de Folha de Instrução do Portage Devidamente Elaborada
Apêndice II.D Tabela de Acompanhamento de Resultados Semanais do Treinamento Preenchida pelo Professor
Apêndice II.E Exemplos de Exercícios Realizados no Treinamento dos Professores
Apêndice II.F Instruções para Treinamento Domiciliar
Apêndice II.G Entrevista com o Mediador para Avaliação da Intervenção
Apêndice II.H Folha de Registro para Avaliação de Instruções Escritas
Apêndice II.I Critérios para Avaliação das Instruções Escritas
Apêndice II.J Folha de Registro: Observação do Professor ao Realizar Treino Domiciliar
Apêndice II.K Critérios para Análise Observacional do Professor ao Realizar Treino
Apêndice II.L Folha de Registro para Observação do Desempenho do Professor ao Dar Instruções Orais
Apêndice II.M Roteiro de Entrevista para Avaliação da Participação no Estudo pelos Professores

PARTE III
7 Operacionalização do Inventário Portage
A) Como procedemos para realizar esta operacionalização
B) Procedimento de observação
C) Registro
D) Informações finais
E) Fidedignidade das observações
8 Inventário Portage Operacionalizado: área de estimulação infantil
9 Inventário Portage Operacionalizado: área de socialização
10 Inventário Portage Operacionalizado: área de cognição
11 Inventário Portage Operacionalizado: área de linguagem
12 Inventário Portage Operacionalizado: área de autocuidados
13 Inventário Portage Operacionalizado: área de desenvolvimento motor
14 Identificação de categorias e classes de respostas contidas no Inventário Portage Operacionalizado
Apêndice III.A Folha de Registro Inicial para o Inventário Portage Operacionalizado
Apêndice III.B Inventário Portage Operacionalizado: Folha de Registro
Apêndice III.C Sistematização dos Dados de Fidedignidade (Observações do Inventário Portage Operacionalizado)

PARTE IV
15 Estudo de caso utilizando o Inventário Portage Operacionalizado
16 Aceleração do desenvolvimento de crianças: utilizando a reta de regressão
17 Como Calcular a reta de regressão do Inventário Portage Operacionalizado
18 Comentários finais
Referências consultadas para operacionalização do Inventário Portage
Referências

Autor(es): Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams e Ana Lúcia Rossito Aiello
ISBN: 978853628085-1
Acabamento: Brochura
Número de páginas: 390
Publicado em: 16/07/2018
Área(s): Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Escolar e Educação

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Manual do Inventário Portage Operacionalizado - Avaliação do Desenvolvimento de Crianças de 0-6 Anos

  • Marca: JURUÁ EDITORA
  • Modelo: 9788536280851
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 179,90


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Etiquetas: Manual, Inventário, Portage, Operacionalizado, Avaliação, Desenvolvimento, Crianças, 0-6 Anos, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Ana Lúcia Rossito Aiello, JURUÁ EDITORA